Vida em Londres: os prós e os contras
Londres Reflexões

Vida em Londres: os prós e os contras

Ah, a vida em Londres… Quantos brasileiros não sonham em morar na Terra da Rainha? Viver só no glamour entre o Big Ben, os ônibus vermelhos, tomando chá da tarde com a Família Real e juntando rios de dinheiro. Pra quem pensa que a vida aqui é desse jeito, vou dar uma notícia um tanto quanto desanimadora: nananinanão! Não tem NADA disso!

Morar em Londres é uma experiência maravilhosa, a cidade é absolutamente incrível e sempre vai ser uma das minhas preferidas no mundo… Mas como tudo na vida, tem um lado ruim também. Vocês vão perceber que as coisas ruins não são tão terríveis assim, principalmente se comparadas às boas. 😉

Confira uma lista com o que EU julgo ser os prós e os contras da vida em Londres. Ao longo do texto vou colocar alguns links relacionados aos temas, que já foram tratados aqui no site. Caso você more na cidade e queira compartilhar a sua lista, deixe nos comentários. 🙂

 

VIDA EM LONDRES: OS PRÓS

 

  • Segurança

Esse é batido, todo mundo já sabe. Londres é uma cidade segura, principalmente se comparada com capitais brasileiras. Sim, existe o risco de atentados e obviamente existem assaltos, mas mesmo assim, continua sendo uma cidade segura e tranquila para se viver. Umas regiões mais que outras, mas no geral, dá pra andar por aí sem medo mesmo de noite.

 

  • Transporte

vida em Londres

 

O transporte aqui é maravilhoso e facilita demais a vida em Londres! O metrô funciona perfeitamente e te leva pra qualquer canto da cidade. Os ônibus vermelhos, além de charmosos, também estão sempre no horário e rodam o dia inteiro (incluindo alguns que rodam 24 horas). Além destes dois, ainda existe o DLR (trem de superfície da região das Docas), o Overground e o Tram.

 

  • Tem de tudo na cidade

Quer ir num restaurante húngaro? Tem! Quer ir a um musical famoso? Tem também! Quer comprar ingredientes em mercados com ítens do mundo todo? Claro que tem! Lojas que são especializadas até em venda de colheres de madeira ou guarda-chuva? Tem aqui também! Pense em qualquer coisa e você vai encontrar aqui.

 

  • Possibilidade de conhecer gente do mundo todo

Em Londres vive gente de todos os cantos do mundo! Sem exagero. Você entra no metrô e no mesmo vagão, escuta várias línguas diferentes. Tem gente que até brinca que é mais fácil achar estrangeiro do que inglês em Londres… E às vezes eu acho que é verdade mesmo! Isso nos enriquece, traz conhecimentos de lugares e culturas que a gente talvez nunca tomasse conhecimento se não fosse aqui.

 

  • Saúde gratuita de qualidade

O sistema de saúde gratuito (NHS) funciona e é de qualidade. Tenho poucas reclamações em relação a isso aqui. Qualquer residente legal tem direito à saúde gratuita, incluindo cirurgias e pré-natal/parto, como contei AQUI.

 

  • Sempre tem muito a se fazer e conhecer

vida em Londres
O maravilhoso (e gratuito) Museu de História Natural.

 

Mesmo quem mora aqui a vida inteira, ainda tem muito a descobrir na cidade. Sempre abrem novas exposições, museus, restaurantes. Eventos de rua acontecem aos montes e ninguém fica em casa por falta do que fazer. Sair pra passear sem rumo sempre nos faz descobrir novos cantinhos ou alguma escultura que foi colocada ali há pouco tempo. Não é exagero, a cidade muda e se transforma constantemente!

 

Leia também:

Como eu vim morar em Londres
Trabalho e custo de vida em Londres
Como procurar trabalho em Londres

 

VIDA EM LONDRES: OS CONTRAS

 

  • Impostos altos

Sim, eu sei que os impostos são altos e sem retorno para o cidadão no Brasil… Mas aqui eles também são bem altos! Varia de acordo com a faixa salarial e pode ir de 20% a 40%. Quando a gente para pra pensar, até assusta com o tanto de dinheiro que a gente “deixa de ganhar” por causa disso. Tudo bem, tem transporte, saúde e segurança, mas ainda é alto. :p

 

  • Falta de sol / frio constante

vida em Londres
Às vezes é assim que eu sinto que Londres é o tempo inteiro: cinza e fria!

 

Londres raramente tem Verão. Raramente faz calor DE VERDADE. Raramente tem sol! Mesmo durante o Verão, quando chega umas 16 horas, a gente já tem que colocar um casaquinho… O Inverno dura MUITO tempo e chega a ser desesperador ver o dia acabar às 15 horas. Em algumas épocas, a chuva é nossa fiel companheira e irrita bastante. Muita gente aqui sofre com deficiência de vitamina D, exatamente pela falta de luz… Nada legal.

Claro que em Londres existe céu azul… Ele só gosta de brincar mais de esconde-esconde que o céu cinza característico da cidade – e acaba se escondendo tão bem, que fica difícil de achar às vezes. :p

 

Leia mais: 

Como se vestir e como são as estações do ano em Londres
Inverno em Londres: como se vestir, temperaturas e onde comprar roupas

 

  • Preços altíssimos de aluguel e transporte

O preço do aluguel em Londres é assustador! Tem gente que paga £500 pra dividir quarto com estranho… O preço de um flat bastante pequeno de quarto/sala juntos, dificilmente é menor que £1000 por mês (e quando é, fica super afastado de tudo).

O transporte é maravilhoso, mas é MUITO caro! Uma ida e volta de metrô não sai por menos de £4,80, o que é bastante caro. A gente usa um cartão chamado Oyster e precisa recarregar constantemente, já que pra passear em um final de semana, a gente já gasta no mínimo £6 por dia (temos que pegar ônibus e metrô para alguns lugares, imagine só).

Por isso tudo, fica bem difícil juntar dinheiro morando em Londres e muita gente acaba optando por morar em cidades próximas.

 

  • Distância da família e amigos

Esse também é batido, todo mundo fala nisso… Mas a saudade aperta, principalmente para quem é muito apegado à família ou aos amigos. Tem dias que fica quase insuportável e a gente se questiona muito se está fazendo a coisa certa, principalmente depois de ter filhos. Criar um filho longe dos avós e tios não é fácil, sem o apoio e ajuda da família, sem o colo da mãe quando as coisas ficam difíceis… Não é fácil.

 

  • Falta de calor humano

Os ingleses são mais sérios e reservados e nós, acostumados com o calor humano brasileiro, acabamos sentindo falta de festejar, abraçar, brincar e tudo mais. Claro que tem muito brasileiro aqui (muuuuito), mas estou me referindo mais especificamente ao povo inglês. Eu sou mineira e o povo em Minas é extremamente alegre, festeiro, gosta de abraçar, contar caso, as famílias são grandes e adoram se juntar pra falar alto e rir muito… E aqui a gente não tem nada disso, o que me faz muita falta.

 

Bom, com certeza vou me lembrar de outros pontos depois e vou atualizando a lista. Estou curiosa pra saber o que outras pessoas que moram aqui acham que são os prós e os contras da vida em Londres. Deixe aqui nos comentários, hein? 😉


VOCÊ PODE GOSTAR

Veja também

Gravidez em Londres: o pré-natal

Como procurar trabalho em Londres

Morar em Londres: como eu vim pra cá, vistos e passaportes

Dicas Para Alugar Apartamento em Londres

Trabalho e Custo de Vida em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

03 Comments

  1. Ingrid Matela

    Adorei o texto! Concordo com tudo de bom e de ruim. Não moro aí e só visitei uma vez no verão do ano passado, mas percebi tudo o que você falou. Exceto o clima, que estava quente e perfeito (foi sorte haha). Peguei só um dia cinzento e chuvoso e achei estranhíssimo. Essa parte da frieza deve pesar muito, porque conviver todos os dias sem a alegria dos brasileiros e com o distanciamento dos ingleses deve ser difícil. Apesar disso, amooooo Londres! Que cidade maravilhosa, elétrica, cheia de vida, de cultura, de educação, entre outras coisas. Pretendo viajar novamente para aí próximo ano. Abraços!

    22/08/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Londres é realmente maravilhosa… acho que só cansei um pouquinho e quero conhecer outros lugares morando, sabe?
      Mas é uma das melhores cidades do mundo, sem dúvidas!

      30/08/2018 Responder
  2. Letícia

    Na minha opinião, dessa sua lista, o pior mesmo é o clima. Sempre chuvoso e mais frio….. Mas Londres é uma cidade encantadora e com muitas atividades em qualquer época do ano!

    24/01/2018 Responder

LEAVE A COMMENT