O que muita gente não sabe é que existem visitadas guiadas gratuitas, que podem ser agendadas (com bastante antecedência) por qualquer turista que queira ver de perto alguns pontos de interesse no terreno do palácio e ainda obter informações interessantes. Fora isso, ele só é aberto no dia 2 de Janeiro (quando milhares de pessoas vão até a frente do palácio para cumprimentar a Família Imperial que aparece na bancada de um dos prédios) e no dia 23 de Fevereiro, aniversário do novo Imperador, Naruhito, que pega o cargo em 2019).

Os jardins do palácio ficam abertos durante uma semana apenas na época em que as cerejeiras no Japão estão no ápice da florada. Nós conseguimos visitá-lo em 2018 e é realmente bastante bonito e concorrido, vale a pena pra quem vai estar lá na época.
Quando nós fomos nesse tour, em 2015, só existiam explicações dadas em japonês pelo guia, mas desde 2018 são organizados tours em inglês também, ufa! Como já deve imaginar, nós não entendemos quase nada do que foi dito – apenas as poucas palavras que ele tentava falar em inglês para que a gente entendesse do que se tratava a conversa – e as explicações que vou colocar aqui foram retiradas do site oficial do palácio. Como o guia falou muuuito, imagino que tenha dado informações bastante interessantes.

Sobre o Palácio Imperial de Tokyo
O Palácio Imperial (皇居, Kōkyo) está localizado em uma área verde enorme e muito bonita, onde antigamente existia o Castelo Edo. Até 1868, a capital do Japão e a residência imperial ficavam em Kyoto, mas foram mudadas para Tokyo. Em 1888 a construção do novo Palácio Imperial foi concluída. Ele foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído no mesmo estilo depois.

Da grande praça em frente ao palácio (chamada Kokyo Gaien), os visitantes conseguem ver apenas Meganebashi, que é uma ponte e uma Fushimi-Yagura Watchtower (a foto em destaque lá em cima). Tudo isso bem de longe… Com as tours oferecidas durante o ano, é possível chegar bem pertinho, mas nunca entrar nos prédios.
- TODOS os posts sobre o Japão
– Hotéis em Tokyo bem localizados e para todos os bolsos
– Cerejeiras do Japão: um guia completo para uma viagem perfeita
– Hotel HOSHINOYA Tokyo: ryokan de luxo no centro de Tokyo
– Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro
– 7 aplicativos que você PRECISA ter ao viajar para o Japão
– 15 motivos para visitar o Japão o mais rápido possível
– Internet no Japão: wi-fi grátis existe? Devo alugar um pocket wi-fi?
– Sweets Paradise no Japão: sobremesas (e comidas) ilimitadas!
– 14 coisas que você NUNCA deve fazer no Japão
– Hotel em Tokyo: The Gate Asakusa Kaminarimon
– 15 dos mais impressionantes templos do Japão
– Visita ao Palácio Imperial de Tokyo: tudo o que você precisa saber
– Quanto custa viajar para o Japão? Todos os custos básicos
– Como tirar visto para o Japão no Brasil e em Londres
– Templo dos mil Budas em Kyoto - – JR Pass: guia completo com tudo o que você precisa saber
Como reservar sua visita ao Palácio Imperial de Tokyo
As tours duram 75 minutos e acontecem diariamente às 10:00h e às 13:10h, exceto aos Domingos e Segundas, quando elas não acontecem. É preciso reservar com bastante antecedência, porque tendem a esgotar rapidamente, NESTE SITE. Caso ainda existam vagas, é possível reservar um lugar no mesmo dia, no Kikyomon Gate.
Entrando no site, selecione algum dia disponível e preencha o formulário. Você pode preencher apenas um para um grupo de pessoas, caso vá acompanhado. Sendo bem sincera, não me lembro se pediram para ver algum impresso, mas por via das dúvidas, é bom levar nem que seja o email de confirmação no celular e um documento de identidade.
O que esperar da visita ao Palácio Imperial de Tokyo
Chegue com antecedência de no mínimo 10 minutos no Kikyomon Gate. Um guarda vai conferir sua reserva pelo número e te dar um adesivo para colocar na roupa. Quando entrar, você vai passar por um local para que possam conferir suas bolsas/mochilas e vai ser levado para uma sala bem grande que parece uma cafeteria. Lá, você vai encontrar uma lojinha de souvenir, as famosas “vending machines” japonesas e banheiros.

Eles mostram um video e são algumas instruções, que hoje em dia, são dadas em inglês e japonês. Depois, parte a tour em japonês seguida pela em inglês. Dá até vontade de fazer de novo pra poder enteder direito o que é dito! Quem sabe numa próxima visita, né?

Tenha em mente que a tour não leva a todos os prédios importantes e que ninguém entra em nenhum deles. Tudo o que se vê é do lado de fora. O ponto alto da visita ao Palácio Imperial de Tokyo é poder chegar perto das duas Fujimi-Yagura (ou “Watchtower” uma de 1659 e outra do meio do Século 17) e andar pela Iron Bridge, ambos vistos lá de baixo como na foto clássica em destaque lá em cima.

Outros pontos interessantes no terreno do Palácio
Ao redor do Palácio Imperial existem vários parques e jardins, cada um com suas características e pontos de interesse. Talvez sejam boas ideias para incluir no dia da sua visita ao Palácio Imperial de Tokyo.
- Chidori-ga-fuchi Moat: um dos 12 gramados ao redor do Palácio e sem dúvidas, um dos lugares mais lindos onde vimos as cerejeiras no Japão na nossa segunda visita. É de ficar de queixo caído!

- East Garden: é onde está localizado o que restou do Edo Castle, que na verdade é um monte de pedras que hoje em dia as pessoas usam para subir e ter uma vista legal da área.
- Wadakura Fountain Park: parque ao sul do Palácio cheio de fontes criadas para celebrar o casamento de Akihito e Michiko (1961) e de Naruhito e Masako (1995), antigos e atuais imperadores.
Informações importantes
Endereço: 1 Chiyoda, Chiyoda-ku, Tokyo
Estações de metrô mais próximas (do Kikyomon Gate):
Otemachi Station – 6 minutos andando da exit D2 (Mita Line, Marunouchi Line, Hanzomon Line, Tozai Line, Chiyoda line)
Nijubashi Station – 6 minutos andando da exit 6 (Chiyoda line)
Sakuradamon Station – 7 minutos andando da exit 3 (Yurakucho line)
Tokyo Station – 11 minutos andando da Marunouchi exit (many lines)
As tours acontecem todos os dias, exceto Segunda e Domingo, feriados e ocasiões especiais. Elas acontecem às 10:00h e 13:30, mas no Verão, apenas às 10:00h.
Tour gratuita e o guia NÃO aceita gorjeta no fim (como é de costume no Japão e eu até falei sobre isso no post “14 coisas que você NUNCA deve fazer no Japão“).
Para agendar: http://sankan.kunaicho.go.jp/english/index.html

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it