Talvez sejam as ruelinhas de pedra com as casinhas todas brancas, talvez seja o ar mágico de contos de fadas que a cidade tem… só sei que é mesmo impossível não morrer de amores por esta mini-vila tão linda! Quando digo que é mini, é porque de fato é: a dona do hotel onde nos hospedamos disse que só existiam duas ruas no centro histórico de Monsaraz em Portugal. Eu achei que era exagero, mas é bem isso.
Em pouco tempo se vai de um lado ao outro da vila, menos de uma hora. Mas isso não significa, de forma alguma, que não valha a pena uma visita. Muito pelo contrário: eu fiquei TÃO apaixonada, que já quero voltar! É uma delícia passear por lá, observar todos os detalhes nas lojinhas, no castelo e babar com a vista belíssima do Rio Alqueva como pano de fundo.
Observação: nesta viagem nós saímos de Cascais rumo à Sevilha parando por algumas cidades no caminho. Levamos nosso gatinho, o Kiko. Mostrei tudo no Instagram e ficou salvo nos destaques 🙂

Melhor época para visitar Monsaraz em Portugal
No Alentejo se faz MUITO calor durante os meses de Verão (Julho a Setembro) – justamente quando fomos. Beira ao insuportável! Portanto, acredito que as melhores épocas sejam a Primavera e o Outono, por terem temperaturas bastante amenas. Mas Monsaraz com certeza é uma cidade que pode ser visitada a qualquer altura do ano sem perder seu charme. 😉
Fomos no fim de Agosto e pegamos temperaturas beirando os 40 graus, algo que para nós, é realmente um calor infernal! Para aliviar um pouco, basta uma visita à Praia Fluvial (ou Centro Náutico) para se refrescar nas águas quentinhas do Rio Alqueva.

O que visitar em Monsaraz
O ponto alto da visita é o Castelo de Monsaraz, que fica aberto 24 horas por dia e não se paga para entrar. A vista de 360º de lá é estonteante, principalmente ao pôr-do-sol (exatamente o motivo da emoção que comentei lá no inicinho). Se vê toda a cidade e arredores ao percorrer toda a volta do castelo. O castelo em si não é dos mais bonitos que já visitamos, mas continua sendo bastante interessante e pela vista, compensa tudo!

Fora isso, ande sem pressa pelas poucas ruas da vila, repare em seus detalhes, entre nas lojinhas de artesanato e pare para fazer uma refeição em um dos excelentes restaurantes que existem por lá. Dica de ouro: faça uma reserva, pois os restaurantes costumam ser bastante concorridos! Nós não sabíamos e acabamos pedindo comida no “Taverna ‘Os Templários'” para comer no hotel e eu indico MUITO este lugar!

Apreciem a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa e a Igreja da Misericórdia, podem reservar na Wine Shop da Ervideira uma degustação de produtos regionais e fazer uma prova de vinhos. Visitar o Museu do Fresco (dizem que vale a pena entrar, mas não tentei por falta de tempo).
Cidades/atrações próximas para visitar
Além da Praia Fluvial de Monsaraz – que tem uma boa infraestrutura incluindo restaurantes/bares e guarda-sol gratuito -, existem algumas outras atividades bacanas ou locais de interesse que ficam bem próximos:
-
Observatório do Lago Alqueva
Pesquisando sobre a cidade antes da viagem, vi que a região é considerada uma das melhores do mundo para a observação de estrelas! Acabei encontrando o Observatório do Lago Alqueva que tem uma localização ideal para observar as estrelas à noite e oferece esta atividade de Terça a Sábado entre as 21h30 e as 23h00 durante o Verão e às 18h30 no Inverno.
Para saber mais sobre e reservar bilhetes, visite o site oficial do Observatório do Lago Alqueva.
-
Cromeleque do Xarez


Visitar Monsaraz é voltar no tempo e, com toda certeza, se apaixonar mais ainda por Portugal! <3
Só ouço falar dessa região de Portugal recentemente. É um lugar muito bonito, e com certeza vou visitá-lo assim que acabar a pandemia!
15/10/2020É lindíssimo! Quero muito voltar assim que possível.
10/01/2021