Zaanse Schans: a típica Holanda dos moinhos
Holanda

Zaanse Schans: a típica Holanda dos moinhos

Quando você pensa em Holanda, vem o que na sua cabeça? Tamancos de madeira, ovelhas, moinhos… E se eu te disser que existe um lugar a pouco mais de 10km de Amsterdam que tem tudo isso? Zaanse Schans é a típica Holanda dos moinhos e dos tamancos, uma vila lindíssima que parece cenário de filme e de histórias de contos de fadas.

 

zaanse schans: holanda dos moinhos

 

Passam por ali cerca de um milhão de turistas por ano, sendo assim, uma das atrações mais populares da Holanda! De fato, vale a pena separar algumas horinhas do seu roteiro para fazer este passeio – na volta você ainda vai ter muito tempo para continuar desbravando Amsterdam. Nós fomos no inverno e não pegamos um dia muito bonito… Na verdade NADA bonito. Estava muito nublado e as fotos não ficaram lá muito legais, infelizmente.

 

zaanse schans: holanda dos moinhos

 

Antigamente, existiam mais de 1.000 moinhos de vento no local, mas hoje em dia restam apenas 13 – e destes, apenas 6 estão abertos para visitação. Além dos moinhos, em Zaanse Schans podemos ver casinhas de madeira autênticas, uma fábrica de tamancos que funciona também como uma exposição com vários modelos dos mais normais aos mais “esquisitos” (tem até tamanco em forma de galinha), uma fábrica de queijos e um museu que conta a história dos moinhos. Mas o melhor mesmo, é ficar andando perdido por ali e admirando tamanha beleza.

 

 

Não se paga nada para entrar em Zaanse Schans, apenas €4 caso queira entrar em algum dos moinhos. Normalmente acontece uma demonstração de como o moinho funciona e em alguns, é possível subir até a parte de cima e ter uma vista panorâmica da bela vila.

 

Como chegar em Zaanse Schans, a típica Holanda dos moinhos

É bem fácil e baratinho ir com transporte público:

Trem: pegue o trem que vai para Koog-Zaandijk na Estação Centraal. A viagem dura pouco mais de 15 minutos, mais uma caminhada de uns 20 minutos até Zaanse Schans (basta seguir os moinhos de vento).

Ônibus: nós fomos de ônibus e não tivemos dificuldade – além de já deixar dentro de Zaanse Schans. Na parte de trás da Estação Centraal ficam os pontos de ônibus. Procure pelo ônibus de número 391 (que em 2013, ficava no ponto C). A viagem dura aproximadamente 40 minutos e o ponto final é em Zaanse Schans.

 

 

Caso você fique apreensivo sem saber se vai conseguir ir sozinho, você pode comprar um tour com guia e comentários no trajeto. Seu bilhete inclui o transporte e dura cerca de 3 horas. Para comprar, basta acessar o site da TIQETS, nossos parceiros. E uma outra dica bem legal de bate-e-volta a partir de Amsterdam é a cidade de Roterdã. A Juliana do Turistando.in fez um post bem bacana com uma lista de 10 atrações grátis em Roterdã.

 

 

Ficou com vontade de conhecer Zaanse Schans? Não deixe de incluí-la em seu roteiro, você não vai se arrepender!

 

Conheça Zaanse Schans: a típica Holanda dos moinhos

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT